O 28º Círio Estudantil de N. S. de Nazaré cruzou os bairros do Jurunas, Cidade Velha, Batista Campos, Campina e Telégrafo
Às vésperas do Círio de Nazaré, a fé e a devoção também se manifestaram no ambiente escolar. Nesta quarta-feira, 8, foi realizado o 28º Círio Estudantil de Nossa Senhora de Nazaré, reunindo 28 escolas públicas e privadas dos bairros Jurunas, Cidade Velha, Batista Campos, Campina e Telégrafo.
A procissão saiu da Escola Estadual Professor David Salomão Mufarrej, localizada no bairro da Cidade Velha, e seguiu até a Catedral Metropolitana de Belém, onde ocorreu uma celebração conduzida pelo Monsenhor Augustinho Cruz.

Criado em 1997, no Colégio Salesiano do Carmo, em parceria com escolas públicas do entorno, o Círio Estudantil tornou-se uma tradição consolidada e um dos momentos mais simbólicos de fé entre alunos, professores e famílias. A iniciativa reuniu, mais uma vez, a comunidade escolar em homenagem à padroeira dos paraenses, promovendo união, espiritualidade e cultura.
Neste ano, a comissão organizadora foi formada por docentes da Escola Estadual David Mufarrej, em parceria com a Catedral Metropolitana de Belém, e da Diretoria do Projeto Círio Estudantil.

A estudante Jennifer Aragão, do Instituto de Educação do Estado do Pará (IEEP), destacou a emoção de participar do evento. “O Círio Estudantil foi um momento de alegria e comunhão entre os estudantes. Foi um encontro com Nossa Senhora, com a nossa Mãe. Um momento de harmonia e fé”, afirmou.
Já o estudante Guilherme Leão, da Escola David Salomão Mufarrej, reforçou o significado da celebração. “O Círio Estudantil é de suma importância para a nossa comunidade. É uma manifestação de fé e devoção à Nossa Senhora de Nazaré, que já faz parte da nossa cultura e tradição escolar.”

Além da procissão, o evento contou com uma série de ações preparatórias, como peregrinações escolares, oficinas temáticas, reuniões de sistematização e será encerrada com a Mostra Cultural do Círio Estudantil, que acontece no dia 16 de outubro, às 19h, no Museu de Arte Sacra da Igreja de Santo Alexandre, com apresentações artísticas inspiradas na devoção mariana.